De Zero a Cem

Dia 546

Fato: 10 entre 10 estágios oferecidos para os alunos de Comunicação Social aqui em Viçosa exigem os seguintes pré-requisitos: conhecimento em Corel Draw, Photoshop e Dreamweaver, além de habilidades em fotografia e redação de textos. É claro que eles não estão pedem 'explicitamente' por um super-estagiário em sua primeira entrevista, mas com o tempo com certeza cobram por um. Falo por experiência própria!

Estagiei no início do ano como assessor de comunicação em um grupo que trabalha com gestão de recursos naturais. A entrevista para conseguir a vaga foi bem tranquila e o trabalho me pareceu simples. De fato, se eu não tivesse vida pessoal e projetos paralelos com os quais me comprometi, era até fácil dar conta do recado.

Além de diagramar, fotografar e redigir a MESMA redação no mínimo - 7 VEZES - às vezes eles podem te pedir para dar uma geral no almoxarifado. Quando algo se torna estafante e você sente que não aprende mais nada, ou melhor, que nunca aprendeu nada ali, é hora de sair!

Não é só por aqui que as coisas tocam nesse mesmo ritmo e é por isso que eu entendo a recomendação da FENAJ a favor da não realização de estágios durante a graduação. Além de tirar o emprego de um jornalista recém-formado, justamente pela diferença no pagamento - um estagiário recebe cerca de 25% do que receberia um graduado, o aluno-estagiário perde um precioso tempo em que poderia desenvolver habilidades que nenhuma prática pode de fato ensinar.

Por enquanto, deixem-me continuar vendo os meus seriados e lendo meus artigos, que passarei a comentar em breve!, que eu acho que ganho mais. (Mentira! 20 horas de estágio são 300 conto. Ahhhhh 300zentinhos lindos que eu tannnntooooo quero. ¬¬'')

comentários gerenciados pelo Disqus