De Zero a Cem

Anatomia de uma cena


Não sei bem quando começaram, mas procurando essa semana mais informações sobre o novo filme do Darren Aronofsky, Cisne Negro, esbarrei com um vídeo interativo do New York Times onde o próprio diretor comenta um cena do filme para o jornal.

Foi a primeira vez que vi esse formato por lá, e graças a minha curiosidade em ler uma boa crítica sobre o filme, acabei descobrindo que eles cultivam uma seção inteira riquíssima somente com o que eles chamam de Anatomia de uma cena.

Não há nada de muito sofisticado no vídeo em si, e no player, o que tem de mais especial é um slider no qual você pode escolher o nível de interferência entre o som original e a fala do diretor. A experiência é bem parecida com assistir a um filme com a trilha de comentários ligada no volume médio.

O grande trunfo desse "extra", na minha opinião, é o posicionamento desse conteúdo como parte da seção de resenhas do jornal e o timing de publicação.

Ele conversa com o texto da crítica publicada de forma simultânea na mesma editoria, podendo ampliar o entendimento do leitor, que ouve o próprio realizador falar de sua obra, ao mesmo tempo que assiste a um trecho do filme em que está interessado.

Uma mais antiga, por exemplo, mas com um conteúdo bem legal é um trecho de A Origem comentado pelo diretor Christopher Nolan. Imperdível ele falando de suas intenções em filmar todas as cenas do filme com locações e objetos reais, mesmo grande parte da trama se passando em sonhos.

Não sei vocês, mas nesses tempos em que a concorrência se acirra a cada dia mais, nada melhor do que contéudo exclusivo para seu veículo, certo?

Enquanto em algumas postagens falo sobre o que o meio impresso (ainda) faz melhor que o digital, em textos como o de hoje procuro vou procurar destacar daqui em diante o que existe de melhor nos formatos interessantes que encontro por aí. Digam-me o que acharam nos comentários.

comentários gerenciados pelo Disqus