De Zero a Cem

@silva_marina e os retweets


Não foi hoje que a campanha de Marina Silva à presidência começou, e que ela tem mirado na internet para compensar a TV, acho que a maioria das pessoas que a acompanha também já entendeu.

Nessa que talvez seja a investida eleitoral desse ano mais crente (e dependente) na força da rede, seria a equipe da candidata assim tão despreparada como apontaram os equívocos dessa manhã? Acredito que não.

As imagens que ilustram esse post são exemplos disso. O perfil @silva_marina, criado em 3 de fevereiro desse ano, mesmo dia de estreia do blog oficial - sempre teve o costume de retuitar seus seguidores e outros usuários do microblog. Um episódio bem sucedido desse tipo de ação, aconteceu exatamente a um mês:

Bom humor aliado aliado a uma ferramenta de monitoramento poderosa. Resultado? +100RT
Na oportunidade de um comentário feito pelo chargista Maurício Ricardo a respeito da escolhe do vice de Marina, o perfil da candidata retuitou e comentou a mensagem de forma inesperada. Ao fazer isso, acabou pautando não só a mídia social, mas também a grande mídia que repercutiu em peso a ação.

Terra, G1 e R7 falaram do comentário onde candidata se comparou à animal selvagem
Para além do conteúdo da mensagem, é importante notar que o fato do username da candidata não ter sido mencionado é um claro indício da experiência dos assessores de Marina com monitoramento online.

O outro indício de expertise no assunto é o uso do Hootsuite na conta @silva_marina. Reparem no from Hootsuite, sempre presente nas últimas mensagens que foram tuitadas em nome da candidata e também na conta da equipe.

Pra quem ainda não conhece, o site (e também há pouco tempo aplicativo para Iphone) é um cliente para Twitter, Facebook e Linkedin com ferramentas para colaboração em equipes.
Fonte: Orkut
Montagem feita por usuária no orkut: Marina Silva pauta as mídias com ações em seus canais online.
Trocando em miúdos: a corujinha possibilita que mais de uma pessoa controle uma única conta. Além disso, há uma opção para delegar funções especificas para cada usuário que tenha acesso àquele username, ou seja é possível sim deixar indicado: "Marina, responda esse tweet do fulano desse jeito".

Antes que critiquem essa possível postura, é essencial lembrar o papel de um assessor e sua relação com assessorado. Muito mais que falar por uma pessoa, a equipe em uma Assessoria de Comunicação deve indicar e prever comportamentos. Tanto das mídias, quanto do próprio candidato. E é isso que me parece que a equipe de Marina esteja fazendo.

Na lógica da rede, em uma campanha eleitoral bastante experimental como a desse ano por aqui, o mais importante é ser falado. Para uma candidata com apenas 51 segundos na TV, Marina tem gerado bastante buzz e foi inclusive Trending Topic hoje no país. Talvez a máxima Falem bem ou mal, mas falem de mim não seja tão ruim assim. Certo? Vamos debater! Faça seu comentário.

comentários gerenciados pelo Disqus