De Zero a Cem

Jornalismo hiperlocal trilíngue?


Site colaborativo comunitário incentiva cidadãos a publicarem em sua língua nativa

O principal desafio em um projeto que pressupõe participação de usuários é o engajamento. Essa palavra que possui diversas aplicabilidades vem tirando as noites de sono de vários profissionais e pesquisadores ao redor do mundo. Mesmo assim, ela tem em todos seus significados um ponto em comum: para se engajar o usuário precisa se sentir parte de algo. Qual será então o segredo para estimular essa tal sensação de pertencimento?

Eu também não sei, mas imagine o desafio de fazer isso em uma comunidade divida em três grandes grupos étnicos. Detalhe: mesmo morando em um mesmo local, eles tem o costume de falar em suas línguas nativas com raízes fonéticas completamente diferentes. É nesse o cenário que surgiu o Alhambra Source.

Depois de dois anos de pesquisa, o projeto Alhambra da USC Annenberg School lançou nessa quarta o site com foco em informações hiperlocais da Cidade de Alhambra, ao leste de Los Angeles. A região possui uma composição étnica atípica com 52% de asiáticos, 36% de latinos e apenas 11% de caucasianos.

Os idealizadores do site esperam que destacando e publicando os conteúdos nas três principais línguas da região, eles incentivem os cidadãos a participarem com mais afinco do projeto. A pesquisa começou em 2008 e tem como foco o engajamento cívico, inclusive no site eles tem vários artigos publicados sobre o assunto.

Menu para a participação dos usuários com abas nas três línguas

Menus e algumas áreas do site tem tradução nativa para as três linguas e ao meu ver, o ponto forte é ter também as páginas de notícias publicadas em chinês, inglês e espanhol com conteúdos diferentes.

Pode parecer um contra-senso, mas é justamente no reconhecer as especificidades de cada fatia da comunidade que o site inova. Eles oferecem também a tradução automática via Google Translator, que vem melhorando bastante nos últimos tempos.

Vi no newmodeljournalism sobre o lançamento, mas foi no dailytrojan entre os relatos dos pesquisadores da inciativa que encontrei a citação que melhor sintetiza o espírito da coisa toda.

A ideia original do site é do Michael Parks, ex-director da Annenberg School e ex-editor do Los Angeles Times. Para ele, grandes jornais falharam em encorajar a participação cívica, e completa:
We’ve had the assumption for a long time that an informed citizenry, informed by the press, would take an active part in the decision making in the community. We’ll see if we can move the needle there.

comentários gerenciados pelo Disqus