De Zero a Cem

#todearaujofacts - biografia colaborativa


Como a maioria de vocês já sabem, nesse fim de 2010 estou formando em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Por aqui (e em outros tantos lugares), quando chega essa época começa a rolar aquele saudosismo, o corre-corre com o trabalho de conclusão de curso e é claro: as famosas biografias. Ainda não conhece? Calma que eu explico.

Para cada turma de formandos aqui da universidade tem um livro com a biografia de todos os cidadãos. É tipo aquele anuário de fotos clássico, mas seu conteúdo é de textos colaborativos produzidos pelos nossos amigos. Legal?

Normalmente o pessoal faz um festa, paga um grade de cerveja, e cada convidado escreve em um papel (arg! ¬¬'') - na maioria das vezes em um caderno - o que se passou com o formando em questão Micos, virtudes e lembranças... rola de tudo naquilo.

Nos dias seguintes, a pessoa lê o caderno e extrai dali sua biografia que sai então publicada pra todo mundo ver. Eu, como você leitor já sabe, não sou chegado em papel e queria propor uma coisa de diferente usando a internet. Sendo assim, tenho o orgulho em lhes apresentar o #todearaujofacts: site onde vou receber e  publicar a contribuição de vocês para a minha biografia.


Não sei ao certo como naceu esse meme facts, mas o primeiro que conheci foi o Chuck Norris Facts, traduzido aqui no brasil como As Verdades sobre Chuck Norris. Em maio desse ano, o Micael Silva - não me lembro exatamente porque - tuitou essa mensagem com o primeiro #todearaujofacts. Desde então venho guardando essa ideia pra agora pedir a ajuda de vocês amigos.

A intenção é que no dia 29 de outubro (data limite pra enviar o texto pra Coordenação de formatura) eu tenha uma espécie de nuvem de tags fazendo um resumo de tudo que publicarem para enviar e colocar na tal livro. Acho que não vai dar pra sair do jeito que gostaria já que é impresso. Sendo assim, o link - claro e evidente - vai permanecer online e mesmo depois da data quero continuar a receber #facts, viu?! hehe
Se animou?! Manda o seu #fact pelo formulário! É muito rápido, fácil e pode mandar quantos quiserem. Inclusive, em vários formatos...

Desde já, agradeço a participação de todo mundo. Obrigado! :D

comentários gerenciados pelo Disqus