De Zero a Cem

Intercom Nacional 2010

Dias corridos durante o evento... e na semana posterior também! Só hoje encontrei alguns minutos para falar sobre minha passagem na Universidade de Caxias do Sul lá no Rio Grande (tchê!) durante o maior evento acadêmico da área de Comunicação do país: o Intercom Nacional 2010. O resultado?

Equipe do Território Livre no Teatro UCS onde aconteceu a cerimônia de premição
A foto é bem auto-explicativa, tanto pelo sorriso de satisfação no rosto de nós seis, quanto pelo troféu na minha mão e da Samanta. Sim... Nós vencemos a categoria Produção Multimídia do Expocom Nacional 2010 com nosso programa de rádio-multimídia, exibido no fim do ano passado, o Território Livre. O curso da UFV ainda levou mais dois prêmios, o do site www.com.ufv.br (que também faço parte \o\) e o de Fotografia Jornalística, da @kivia_oliveira.

Flickr/ricardosep
Rodovia Anhaguera / Anhaguera Highway
Viu essa placa? Fuja! Rápido, rápido, rápido... por que é caro, pacas!
Depois de uma viagem de 30hrs, várias paradas no Graal com faturas milionárias em nossos cartões, chegamos a cidade de Caxias na sexta-feira, 3 de setembro, próximo às uma da tarde. Com metade do dia perdido e sem possibilidade de fazer alguma oficina, rumamos eu e @maristelaleao para o Iguatemi Caxias assistir Inception. Um comentário: pra mim é o filme da década, ultrapassando Dark Knight e Matrix, no meu ranking pessoal.

Segundo dia congresso foi de apresentações no Intercom Jr. de Comunicação Multimídia. Nessa seção, coordenada pela professora Lana Santos da UMESP, apresentei meu artigo sobre Novo modelos de negócios na internet.

A experiência foi incrivelmente enriquecedora. Fiquei bastante satisfeito com alguns comentários sobre meu trabalho, em especial o duas professora (uma orientanda de doutorado da outra) que ao fim das apresentações no IJ, foram conversar comigo a respeito das temáticas abordadas no artigo.


Elas fazem pesquisas sobre blogs e me falaram da importância que meu trabalho vai ter para o que elas estão desenvolvendo. "Viemos aqui só para assitir você!". Eu fiquei: o0... Fala se é não recompensador demais saber que mesmo pesquisas de graduação influenciam positivamente outros pesquisadores, tipo.. uma pós-doutora? #mesentindo

Aproveito a oportunidade para agradecer o Guilherme Valadares, do portal Papo de Homem, e o David Cohn do spot.us, que me concederam as entrevistas para que eu pudesse escrever o artigo. Thanks, guys!

Ainda sobre minha apresentação e a de outros colegas no dia, a Laís Modelli escreveu um post  para o blog do Jornal Jr, a agência de jornalismo da UNESP de Bauru. Em breve por aqui um post sobre o artigo, os resultados, impressões e o que vem a seguir nessa minha saga em estudar modelos de negócios.

Hora do almoço e depois... tchanã: Flashmob! \o\ Sem mais.



À tarde...
Eu e minha camisa da sorte! And yes: it was legen-(wai for it!)-dary!
Dia seguinte, domingo, era o fatídico dia da apresentação no Expocom. Depois das classificações regionais para a premiação, estavam lá juntamente comigo, mais dois trabalhos: uma proposta de novela para celular  do Rio Grande do Norte (não achei link) e uma experientação audiovisual de ciberpoesia do Pará. Percebam a distância que elas viajaram para estarem lá! Olha a tensão subindo...

Enquanto isso, o concorrente do sul, O Olhar, que me deixou extremamente intrigado quando li ""o artigo""  - sem a formatação exigida no evento, faltando a descrição do produto e tudo que o classificaria como multimídia - não foi se apresentar. ALI DO LADO!

Atenção senhor Thomas, se você um dia encontrar esse post, saiba que eu, o pessoal do maravilhoso Novembrada e da sensacional gincana Rock In Rinha, seus concorrentes no Intercom Sul 2010, queremos saber: afinal, cadê o artigo, filho?! Referências bibliográficas mandaram lembranças... Quero saber de verdade, porque no teu artigo de 7 páginas, duas com texto e o resto de foto, não saquei qual é da multimídia ali não, viu?

Pra esclarecer e deixar registrada a minha revolta. A premiação acontece em duas etapas. Uma regional e outra nacional. O vencedor do sul, Thomas Rieger da Universidade Positivo, concorria com esses dois trabalhos que linkei acima - verdadeiramente multimídias. Antes mesmo de acontecer o Intercom Sul, já havia dado uma olhada para ver os concorrentes e todos tinham links para as produções e artigos exceto esse, que acabou vencendo. Vai entender...

Posso estar muito enganado e talvez tenha que me retratar aqui futuramente, inclusive espero por isso (!). Vamos combinar: para um trabalho que concorre uma categoria de produção multimídia, vou repetir: mul-ti-mí-dia, não ter uma interface com internet, nem que seja uma descrição da produção em si em algum blog or algo assim, e vencer a categoria em meio aqueles ótimos concorrentes com este ""artigo"", tem que ser é muito bom mesmo de lábia na apresentação.


Nesse mesmo dia ainda teve apresentação da @maristelaleao e do @carlosdand, que ganharão um post também em breve por aqui. :) No dia seguinte, segunda, era a despedida da Cidade, últimas apresentações e mesas redondas, inclusive uma sobre jornalismo em tempo real, que vou comentar em breve no Em Viagem. Foi também o dia da premiação e do início do nosso retorno.. Mais 30hrs de viagem.

Vídeo da cerimônia de premiação



Continue lendo...

+ Sobre a premiação do Território Livre no blog do projeto
+ O post da Laís Modelli sobre o primeiro dia de Comunicação Multimídia no Intercom Jr.
+ Meu artigo sobre Novo modelos de negócios na internet, no qual trabalho os cases que envolvem crowdfunding e publieditoriais

comentários gerenciados pelo Disqus